Elopement vs Micro Wedding

Elopement vs Micro Wedding: Quais são as vantagens de um casamento pequeno e intimista? 

 

— ENGLISH VERSION BELOW – 0.4. English (table of contents)

 

Os casamentos pequenos e intimistas estão a ganhar protagonismo e acreditamos que vieram para ficar. Não são uma novidade, claro, mas têm vindo a ganhar maior popularidade desde 2020 devido à necessidade de adaptação que muitos casais tiveram de levar a cabo devido ao que todos nós sabemos.

Um casamento intimista permite uma experiência única do vosso dia e com foco nas coisas que realmente valorizam. É uma celebração à vossa medida, só com vocês os dois, ou com as pessoas que são mais importantes para vocês. Este tipo de casamento reflete de forma mais autêntica as vossas personalidades. Isto porque é mais fácil organizar uma celebração e festa pequenas e intimistas do que uma festa para 100-200 pessoas. 

É, também, ideal para as pessoas que não gostam de ser o centro das atenções e para quem não se revê em casamentos muito grandes, tradicionais e com regras rígidas. Garantidamente, é muito divertido!

São, ainda, casamentos mais sustentáveis. Com menos convidados e menor número de horas, vocês vão reduzir automaticamente o consumo de recursos e produtos; vão produzir menos desperdício alimentar; e terão a possibilidade de investir em soluções mais sustentáveis: ‘plastic-free’, refeições vegetarianas, produtores locais, e produtos orgânicos (não só a nível da alimentação, mas também, dos produtos de decoração).

Os casamentos intimistas são uma excelente forma de valorizar a experiência do dia, o convívio entre vocês e os vossos convidados, e os momentos que são mais importantes para vocês. Ao reduzirem o número de convidados podem reajustar o orçamento e investir naquilo que faz mais sentido para vocês: o styling e/ou as experiências com que sempre sonharam.

Os casamentos pequenos são mais flexíveis. A todos os níveis! Não só relativamente ao orçamento e ao planeamento do dia, mas das próprias expectativas dos convidados. Quem estiver com vocês nesse dia serão aquelas pessoas mesmo importantes e para quem o que realmente importa é a vossa felicidade.  

É uma oportunidade para serem genuinamente vocês próprios e de viverem o vosso dia à vossa imagem. Sejam assumidamente vocês mesmos! “You do you” e as pessoas com quem partilharem este momento tão importante da vossa vida vão ficar felizes por vocês.

Elopement vs Micro Wedding. Minimal Organic Wedding in Portugal by the sea

Elopement vs Micro Wedding? Quais são as diferenças?

Elopement

Tradicionalmente, um elopement é uma celebração só com vocês os dois. Uma escapela, uma fugida, em que trocam os votos e oficializam o vosso amor. Lembrem-se dos casamentos espontâneos, a dois, em Las Vegas que tantas vezes vemos no cinema. 

A popularidade dos elopements tem levado a que muitos casais optem por incluir testemunhas e aquelas pessoas que são mesmo indispensáveis nos momentos mais importantes das suas vidas: pais e amigos muito próximos. 

Quando um elopement inclui testemunhas, ou convidados, o número varia entre as 4 e as 12 pessoas. A duração de um elopement pode variar entre 4 a 8 horas, dependendo da forma como pretendem celebrar: A cerimónia será apenas no registo ou também simbólica? Pretendem fazer alguma actividade, para além da cerimónia? Vai haver jantar?

O foco de um elopement é, realmente, a celebração da vossa união e amor. Essa celebração pode ser um casamento legal, uma cerimónia civil ou religiosa; ou uma celebração meramente simbólica, porque nem só quem casa merece celebrar o seu amor!

Nos casos de uma celebração simbólica, há alguém que celebra, mesmo que de forma não oficial, a vossa união. O celebrante pode ser alguém profissional ou até mesmo um familiar ou amigo, que prepara um momentos e palavras especiais para vocês. Ou podem mesmo dispensar um celebrante, se não se identificarem, e podem ser vocês os dois a celebrarem a vossa relação com uma troca de votos, por exemplo.  

Em muitos casos, um elopement dispensa a parte do jantar e da festa. Mas podem sempre incluir, claro! Que tal um jantar ou um pic-nic a dois, ou com as vossas testemunhas?

Nós já tivemos a felicidade de fotografar alguns elopements, todos muito diferentes mas todos super especiais. São, sem dúvida, dias mesmo únicos, íntimos e emotivos:

 

 

Micro Wedding

Um micro casamento, mini casamento, casamento intimista, prevê algum alargamento do número de convidados mas de forma a preservar a intimidade do momento e a descontração do dia. Não há regras, mas até um máximo de 50 convidados é possível criar uma atmosfera descontraída, com foco no essencial e tendo pessoas especiais com vocês.

Acaba por ser uma forma de realmente celebrarem e partilharem a vossa felicidade com os que vos são mais queridos. Desta forma, conseguem dar atenção e conviver com todas as pessoas, o tempo desdobra-se e divertem-se imenso! 

A duração média de um casamento mais intimista é de 6 a 12h, dependerá sempre da forma como organizarem o casamento e do tipo celebração e momentos que pretendem incluir.

Um micro casamento prevê a realização de uma cerimónia, civil, simbólica ou religiosa e de, pelo menos, um cocktail. Há sempre a possibilidade de organizarem um jantar e de cortarem o bolo e brindarem com os vossos convidados.

O mais recente Relatório Internacional da área dos casamentos, dá conta de uma ideia muito interessante, o Pintimate Wedding. 

Esta é uma opção caso que permite proporcionar uma experiência de luxo que se oferece aos convidados, e que é facilitada pelo número reduzido de convidados. Uma verdadeira festa intimista, que não compromete a excelência dos serviços: um menu sofisticado, uma decoração única, música de excelência ao vivo. É uma forma única de proporcionar momentos inesquecíveis às pessoas que vos são queridas.

Nós também já fotografámos micro weddings lindos:

Não há regras para os elopements e para os casamentos intimistas. É um dia mesmo à vossa medida.

Portugal Elopement vs Micro Wedding

Ideias para o vosso elopement ou micro wedding

Portugal Elopement vs Micro Wedding. Minimal Organic Wedding in Portugal by the sea

 

Algo que nós gostamos mesmo muito em relação a elopements e casamentos pequenos, é o facto de não excluirem a possibilidade de um casamento maior. Podem optar por organizar um casamento maior no futuro para um círculo de familiares e amigos mais alargado. Quando pudermos todos abraçamo-nos e dançar juntos, façam-no.

E vai ser fantástico, principalmente porque não vão estar preocupados com o facto de terem tido de adiar a celebração do vosso amor. Já o fizeram antes, de forma muito privada e voltam a fazê-lo no futuro, de forma mais segura e despreocupada (entretanto, ganharam tempo e experiência para organizar a grande festa dos vossos sonhos!).

Por outro lado, se já tiveram essa festa em grande, com imensos convidados, mas gostavam de ter a experiência de um dia só vosso, sem regras, mas exatamente de acordo com a vossa personalidade, um elopement é uma excelente forma de renovar os votos, de celebrar o vosso aniversário de casamento ou de namoro.

As possibilidades são imensas e a liberdade de escolha para organizarem um dia à vossa imagem, tal e qual como desejam, é enorme. Ao mesmo tempo, sendo uma celebração com mais intenção e mais pequena, a ansiedade e stress, por vezes associados à organização de um casamento, também são bastante menores. 

Podem, ainda, investir em comida e bebida de maior qualidade ou mais luxuosa: é uma excelente oportunidade para proporcionar uma experiência gourmet e única à vossa família. Aproveitem para investir na decoração, no styling, nas flores e nos elementos gráficos. Nestes últimos tempos, aprendemos, realmente, a valorizar as pequenas coisas, todos os detalhes importam! Tornem este dia único, especial e inesquecível para vocês e para os vossos convidados.

Nesta altura, não há nada melhor do que proporcionar tempo de qualidade e valorizar os momentos em que nos podemos reunir com as pessoas que nos são queridas. 

Less (guests) is more (outstanding experience).

Estamos a preparar um post com um guia de espaços, fornecedores e dicas para organizarem o vosso elopement ou micro casamento. Entretanto gostávamos muito de continuar esta conversa.

Se tiverem dúvidas, precisarem de conselhos, ou recomendações, escrevam-nos! Estamos tão entusiasmados com todas as possibilidades que uma celebração do amor permite!

Portugal Elopement vs Micro Wedding

 


 

 

English

Elopement vs Micro Wedding. What are the advantages of an elopement or a micro wedding?

Small and intimate weddings are taking center stage and they are here to stay. These kind of weddings are not new, of course! But they are gaining more popularity since 2020 due to the constraints we are all facing.

An intimate wedding allows for a unique experience of your day. A more authentic celebration focused on the things you really value. It is a bespoke celebration, with just the two of you, or with the people who are most important to you. This type of wedding reflects your personality in a more authentic way. Let’s face it, it is easier to organize a small wedding than a reception for 100-200 people.

It is also ideal for couples that don’t enjoy being the center of attention and for those who do not see themselves in a very large, traditional wedding with strict rules. Also, it is a lot of fun!

 When you opt for a small wedding you are also opting for a more sustainable event. With fewer guests and event hours, you are reducing the resource consumption; you are reducing food waste; you can invest in more sustainable solutions. Think ‘plastic free’, vegetarian meals, local producers, and organic products (not only food wise, but also decor and florals).

 

Intimate weddings are an excellent way to enhance the experience of the day. The interaction between you two and your guests, and the moments that are important to you, are intensified. By reducing the number of guests you can readjust the budget and invest in what makes the most sense for you, or in things and experiences, you have always dreamed of.

Small weddings are more flexible. At all levels! Not only about budgeting and planning of the day, but for the guests’ expectations: because whoever is with you on that day will be those very important people and for whom what matters the most is your happiness.

Also, if you already had this big wedding, with lots of guests, but you would like to experience a day only for the two of you, an elopement is an excellent way to renew your vows, to celebrate your wedding or dating anniversary.

It is an opportunity to be unapologetically yourself. “You do you”! And the people with whom you share this very important moment of your life will be happy for you.

Elopement vs Micro Wedding. What are the differences? 

 

Elopement

An elopement is a celebration with only the two of you. A getaway, an escape, in which you exchange vows and celebrate your love. Keep in mind the spontaneous Las Vegas weddings, that we see so often in the cinema.

The popularity of elopements has led many couples to include witnesses and those people who are indispensable in the most important moments of their lives, like parents and a couple of closest friends.

When an elopement includes witnesses or guests, the number of guests varies between 4 and 10 people. The duration of an elopement can vary between 4 to 8 hours. It depends on the way you intend to plan it: Will the ceremony be a civil registry or a symbolic one? Do you intend to do any activities besides the ceremony? Will there be a dinner party?

The focus of an elopement is the celebration of your union and your love. This celebration can be a legal marriage, a civil or religious ceremony.

In the case of a symbolic celebration, there is someone who celebrates your union. The celebrant can be a professional or even a family member or friend, who prepares a special moment and words for you. Or you can even dismiss a celebrant! It can be you two celebrating your relationship with an exchange of vows, for example.

 Many times, an elopement dispenses with the dinner and party. But you can always include them, of course! How about dinner or a picnic for two, or with your guests?

We have already had the happiness of photographing some elopements, all very different but all super special. These are unique, intimate, and emotional days:

 

 

Micro Wedding

 A micro wedding, a mini wedding, or an intimate wedding, has a limited number of guests to preserve the intimacy of the day. There are no rules, but up to 50 guests it is possible to create a relaxed atmosphere. It is a way to celebrate and share your happiness with those who are most dear to you. In this way, you can spend more time with everyone: time unfolds and everyone has a lot of fun!

The average duration of a micro wedding is around 6 to 12 hours. It will always depend on the way you plan your wedding and the moments they intend to include.

A micro wedding includes a ceremony (civil, symbolic, or religious) and at least a cocktail party. There is always the possibility of organizing a dinner party, cake cutting, and toasting with your guests.

 The International Wedding Trend Report 2021 proposes a very interesting idea: the Pintimate Wedding.

A Pintimate Wedding allows you to offer a luxury experience to your guests, that a reduced number of guests facilitates. This is a truly intimate wedding, that does not compromise the excellence of services and experience. Think of a sophisticated menu, a unique decoration, excellent live music. It is a unique way to provide unforgettable moments to people who are dear to you.

We photographed some beautiful micro weddings and are happy to share them with you:

  

Intimate Wedding in Portugal | Casamento no Palácio de São Marcos

Ideas for your elopement or micro wedding

 

 

One thing we love about elopements and small weddings is that they do not exclude the possibility of a larger wedding reception. You can always plan a larger wedding in the future for a wider circle of family and friends. When we can all hug and dance together, do it. And it will be fantastic! You won’t have canceled or postponed the celebration of your love, and you’ll have an extra party. You’ll have your intimate wedding, and you will do it again in the future, in a safer and carefree way (meanwhile, you have gained time and experience to plan the great wedding of your dreams!).

If you would like to get married abroad, if you dream of a destination wedding, these options are excellent! It is much easier to travel just the two of you, or accompanied by 4 or 6 more people than to plan the trip of dozens or hundreds of guests. And at this point, it’s ideal. And you can organize a bigger wedding reception on your return home.

The possibilities are endless and the freedom of choice to plan the wedding that fits your personalities are enormous.

 You can invest in higher quality or more luxurious food and beverages. It is an excellent opportunity to provide a elevated and unique experience for your family. Take the opportunity to invest in decoration, styling, flowers, and graphic elements. In recent times, we have learned to value small things, all the details matter! Make this day unique, special, and unforgettable for you and your guests.

There is nothing better than providing quality time and cherish the moments with the people we love.

 

Less (guests) is more (outstanding experience).

 

We are writing a guide of venues, suppliers, and tips to organize your elopement or micro wedding in Portugal. In the meantime, we would love to continue this conversation.

If you have questions, if you need advice or recommendations, write to us!

 We are so excited about all the possibilities that a celebration of love allows!

 

Elopement vs Micro Wedding. Six Senses Douro Valley Wedding.

 

-  3

Comments
EXPAND
Add a Comment

SHARE THIS STORY
×

Hi!

Thank you for reaching out. Click below to chat on WhatsApp or send us an email to atmosphere.geral@gmail.com

× How can we help you?